“Sequência Cunt”: Videoclipe de Pedro Sampaio celebra potência da cultura ballroom.

“Sequência Cunt”: Videoclipe de Pedro Sampaio celebra potência da cultura ballroom.

Pedro Sampaio segue desdobrando o universo do álbum “Sequências #1”. O funkstar lança, nesta segunda-feira (08), o videoclipe de “Sequência Cunt”, faixa que reúne Irmãs de Pau, Clementaum, Tasha Kaiala e MC GW. A produção chega destacando a potência da cena cultural da ballroom, trazendo para o centro o vogue – estilo de dança que nasceu nas periferias negras e latinas do Estados Unidos e que hoje é globalmente sinônimo de resistência e celebração da comunidade LGBTQIAPN+.

“A ideia desse clipe é exaltar a cultura ballroom. É uma cena que me inspira muito e que merece cada vez mais espaço e respeito. Então a gente montou um ball com figuras importantes para o movimento, artistas talentosíssimos que merecem esse registro, esse destaque”, diz Pedro Sampaio.

Além da dança, a cena também é conhecida por festejar o senso de comunidade. Daí nasceram as “houses” (do inglês, casas). Cada uma com um nome e estilo, formando coletivos artísticos que são também famílias.

Gravado em São Paulo, no ZIG Studio (uma das principais casas da cena clubber paulistana), o audiovisual de “Sequência Cunt” explora a força desses grupos. O palco é dominado por integrantes da House of Dengo e da House of Harpya, além de mais de 30 convidados, dentre dançarinos e performers.

A gravação registrou batalhas de performance entre os integrantes, que são o coração da cultura ballroom. Como acontece na cena, as disputas combinaram dança, atitude, estilo e técnica, onde cada competidor usou o corpo como linguagem e afirmação de identidade. Quem decidiu os vencedores foi Akira Avalanx, nome celebrado da cena. Os vencedores levaram premiações em dinheiro, reforçando o caráter competitivo, artístico e comunitário dos balls.

A noite foi comandada pela commentator Star e pela fundadora da House of Dengo, Mother Tasha Dengo, que atuaram como mestres de cerimônias. Por sua vez, o som da disputa foi comandado pelas batidas da DJ Princess Maia Caos Avalanx, que manteve o beat característico da ballroom: intenso, pulsante e performático.

“Vai, DJ, mais forty!”
Nomes em ascensão na cena noturna do Brasil e do mundo, as Irmãs de Pau e Tasha Kaiala destacaram a importância da gravação do audiovisual. “Gravar esse clipe foi a realização de um sonho. Eu amo fazer material visual, porém ainda é algo muito inacessível financeiramente. O Pedro foi muito visionário e nos deixou muito à vontade no set, a energia estava perfeita. Sinto que esse lançamento será um ato histórico para nós, pessoas trans artistas!” revela Isma.

Sua irmã, VITA, reforça o cuidado com a representatividade e o impacto cultural do projeto. “Estou muito feliz com a movimentação que esse clipe gerou. Tivemos muito cuidado e responsabilidade ao chamarmos diversas pessoas que vivem e fomentam a cultura ballroom. Sequência Cunt vem desse território, é sobre essas pessoas e para essas pessoas. Por isso esses corpos e narrativas precisavam ser valorizados e aclamados nesse projeto” , declarou.

Já Tasha Kaila celebra o registro e o legado que o clipe deixa para outros artistas. “Esse audiovisual é um registro da potência da comunidade ballroom. A maneira como a gente viveu aquele momento foi inesquecível, tenho certeza de que as próximas que virão poderão ter certeza que é possível ocupar esse espaço, que ele também é pra gente. Sou muito grata ao trabalho CUNT que nós fizemos.” , afirma.

Com “Sequência Cunt”, Pedro se reafirma como um dos artistas mais versáteis do Brasil e segue trazendo visibilidade às estéticas e sonoridades que moldam a cultura brasileira e mundial. Criando pontes entre a periferia e o pop e celebrando movimentos que seguem transformando o mainstream, aqui Pedro busca apresentar, para quem ainda não conhecia, uma das cenas mais ricas, diversas e pulsantes da cultura contemporânea.

Fotos: Divulgação.

Portal Sintoniza

O mundo da música sintonizado pra você!