Retrospectiva 2025 do Portal Sintoniza destaca Iza, Ludmilla, Anitta, Ivete, Liniker, Marina Sena, Thiaguinho e muito mais.

Retrospectiva 2025 do Portal Sintoniza destaca Iza, Ludmilla, Anitta, Ivete, Liniker, Marina Sena,  Thiaguinho e muito mais.

2025 foi um ano intenso para a música brasileira. Entre conquistas, reencontros, novos ciclos e grandes emoções, diversos artistas aproveitaram o fim do ano para fazer balanços, agradecer ao público e projetar desejos de saúde, paz e ainda mais sucesso para 2026. Confira alguns nomes do cenário nacional que marcaram o ano com trajetórias potentes e inspiradoras.

IZA

IZA é daquelas artistas que unem talento, presença e representatividade. Em 2025, viveu um dos anos mais especiais da carreira ao retornar aos palcos após o nascimento da filha, Nala. Em sua retrospectiva no Instagram, a cantora reuniu momentos marcantes e resumiu o período com sensibilidade:

“2025 foi sobre voltar com tudo: pro palco, pra estrada, pra rotina e, principalmente, pra mim mesma.”

IZA relembrou o primeiro show após a licença-maternidade, o reencontro com os fãs e o que chamou de “retorno pra si”. Segundo a artista, o ano foi guiado pela música do jeito que ela mais gosta: ao vivo, com encontros especiais ao lado de nomes como Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Delacruz, entre outros.

“Enquanto parecia que eu estava em todos os lugares, eu estava vivendo o papel mais importante da minha vida: o de ser mãe.”

Ela também celebrou o retorno ao samba com a Imperatriz Leopoldinense e o início de uma nova era musical voltada ao reggae, já mirando os próximos capítulos em 2026.

Ludmilla

Outro grande nome que encerra 2025 com muitos motivos para comemorar é Ludmilla. Apesar de desafios pessoais e de um antigo caso de racismo que voltou à tona nos últimos meses do ano, a artista escolheu focar nas conquistas. Ao lado da esposa Brunna Gonçalves, Lud se tornou mãe da pequena Zuri, lotou shows no Brasil e no exterior e consolidou ainda mais o projeto Numanice como um dos mais relevantes da indústria musical.

Entre os destaques estão o feat internacional “Cam Girl”, com Victoria Monét, encontros marcantes com artistas como Billie Eilish, o sucesso do Bloco da Lud no carnaval, o lançamento do álbum “Fragmentos” — apontado pela crítica como um dos melhores de 2025 —, além de músicas no topo das rádios e plataformas digitais. Aos 30 anos, Ludmilla também cantou para milhares de pessoas no The Town e estampou diversas capas de revistas.
2026 promete ser ainda maior para uma das artistas mais influentes da música brasileira atual.

YAN

YAN se consolidou como uma das grandes revelações do pagode em 2025. Com cerca de 30 shows por mês, o cantor conquistou o público com voz potente, carisma e muito trabalho.

“Obrigado a quem caminha junto e fez desse 2025 o melhor ano da minha vida. Que venha 2026”, declarou.

Além do reconhecimento nos palcos, YAN ultrapassou fronteiras e ganhou destaque também fora deles, incluindo a amizade com Neymar. O artista recebeu da Warner Music Brasil a placa comemorativa pelos 50 milhões de streams de “Fica com Deus”, feat com o Sorriso Maroto e um dos maiores sucessos do pagode no ano. Ele também reuniu mais de 4 mil pessoas no evento Pagodyando, na Cidade das Artes, no Rio, recebendo nomes como Ferrugem, Di Propósito e Som de Faculdade.

Simone Mendes

Simone Mendes também fecha 2025 em alta. Além de hits solo e parcerias de sucesso como “Mesmice” e “P de Pecado”, com o grupo Menos é Mais, a cantora ultrapassou a marca de 1,1 bilhão de streams no Spotify. Simone anunciou ainda a gravação de um novo projeto audiovisual para janeiro de 2026, em Brasília. Com shows lotados, prêmios e turnê internacional, ela segue consolidada como um dos principais nomes da música brasileira.

Pedro Sampaio

Pedro Sampaio transformou desafios em sucesso. Após romper o ligamento do joelho no início do ano, o DJ seguiu em evidência e dominou o carnaval com “Bota um Funk”, parceria com Anitta, uma das músicas mais executadas dentro e fora do país. Em colaboração com J Balvin, lançou “Perversa” e se tornou o artista masculino mais ouvido do Brasil com o álbum “Sequências”.

O show no The Town foi eleito o melhor pop do festival, e Pedro ainda assinou contrato com a Sony Music. Atualmente, o DJ celebra o sucesso de “Jeski”, ao lado de Melody e Meno K, já projetando um 2026 ainda mais grandioso.

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo viveu um 2025 intenso, potente e cheio de momentos especiais. Além de brilhar no carnaval, a cantora foi ao samba com a aclamada turnê “Clareou”, que teve ingressos esgotados por onde passou. Ivete também marcou presença em grandes festivais e premiações ao longo do ano.

“Obrigada, 2025, por tantos momentos memoráveis. Pelas alegrias, oportunidades e desafios. Que venha 2026, porque ele será todinho nosso!”, escreveu a artista.

Anitta

A retrospectiva não estaria completa sem Anitta. A cantora reuniu 50 mil pessoas em Belém durante o Global Citizen Festival, com foco na preservação da Amazônia, participou de ações humanitárias ao lado de personalidades internacionais, arrastou multidões com seus ensaios e bloco de carnaval e cantou para cerca de 2 milhões de pessoas em Copacabana no início do ano.

Anitta lançou singles, apresentou o documentário “Larissa – O Outro Lado de Anitta” e se manteve como uma das personalidades mais influentes da indústria musical global.

Thiaguinho

Como passar por uma retrospectiva de 2025 sem citar um dos maiores fenômenos do samba e do pagode? Thiaguinho foi protagonista de um ano histórico à frente da Tardezinha, um dos maiores eventos do país, que movimentou bilhões de reais e reafirmou a força e a essência de um dos movimentos mais populares e importantes da música brasileira. Thiago André, ou simplesmente Thiaguinho, com talento e carisma que vão além dos palcos, segue promovendo amor, união e celebração em forma de música. Em 2025, o cantor também viveu um dos momentos mais especiais da sua vida ao se tornar pai de Ben. Agora, ele encerra o ano solar e caminha para 2026 cheio de gás, preparando um novo projeto que enaltece suas raízes e presta uma homenagem emocionante ao filho.

Luísa Sonza

Luísa Sonza encerra 2025 com saldo extremamente positivo. A cantora conquistou público e crítica, alcançando mais de 200 milhões de streams com “Motinha 2.0”. Ela também encerrou a aclamada turnê “Escândalo Íntimo” e lançou um single ao lado de ninguém menos que Mariah Carey.

Mesmo sem lançamento oficial, um single criado por inteligência artificial viralizou nas redes e colocou novamente o nome de Luísa em evidência. A artista já prepara uma nova fase musical com influências do rock para 2026.

Liniker

Falando em grandes personalidades, Liniker reafirmou em 2025 seu lugar entre os nomes mais importantes da música brasileira. A artista faturou Grammy Latino pelo reconhecimento do álbum “Caju”, considerado um dos discos mais aclamados de todos os tempos pela crítica e pelo público. Presença constante nos principais festivais do país, Liniker resumiu o ano com sensibilidade:

“2025 foi um ano em que eu cantei para multidões, mas também cantei pra dentro.”

Além das conquistas, a cantora anunciou que sairá em turnê de despedida de “Caju” em 2026, marcando o encerramento de um ciclo histórico em sua carreira — e, como ela mesma adianta, ainda vem muito mais no próximo ano.

Grupo Menos é Mais

Entre os grandes destaques do pagode, o grupo Menos é Mais segue absoluto. Com hits que atravessaram fronteiras, a banda levou milhões de pessoas a cantar pelo Brasil e pelo mundo. Foram capas de revistas, entrevistas para grandes veículos, milhões de streams acumulados e diversos prêmios ao longo do ano. Consolidado como um dos maiores grupos da atualidade, o Menos é Mais encerra 2025 com força total e a promessa de um 2026 ainda mais poderoso.

Marina Sena

Fechando a lista de nomes que movimentaram a indústria nacional e internacional, Marina Sena fincou de vez os pés no sucesso com o álbum “Coisas Naturais”. A cantora realizou uma das turnês mais elogiadas dos últimos tempos, foi indicada a prêmios importantes e se consolidou como um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea.

O single “Lua Cheia” alcançou a 5ª posição entre os vídeos em alta no YouTube e figura no Top 200 do Spotify Brasil, enquanto “Numa Ilha” viralizou no TikTok e segue crescendo nas paradas. Marina aparece atualmente com duas músicas simultâneas no Top 200 da plataforma e ocupa a 103ª posição entre os artistas mais ouvidos do Brasil.

Lançado em março, o álbum “Coisas Naturais” já ultrapassa 160 milhões de execuções em áudio e vídeo, conquistou certificação de Ouro e rendeu à cantora a capa da revista Marie Claire. Além da música, Marina também marca presença diária na TV, comandando a atual temporada do TVZ, no Multishow. Com um show hipnotizante, ela segue rodando o país com datas esgotadas e festivais confirmados até dezembro. Para o verão, lançou recentemente o EP “Marinada”, que movimentou as plataformas digitais e foi amplamente elogiado pela crítica. 2026 promete, e muito, para a mineira.

A lista de grandes nomes é extensa e diversa, e com isso quem mais ganha é a música nacional, que segue provando sua força, relevância e capacidade de se reinventar ano após ano.

Fotos: Divulgação, Instagram.

Portal Sintoniza

O mundo da música sintonizado pra você!