Do samba à horta: Zeca Pagodinho constrói horta comunitária em Xerém. Saiba mais!

Do samba à horta: Zeca Pagodinho constrói horta comunitária em Xerém. Saiba mais!

O cantor Zeca Pagodinho, um dos maiores nomes da música brasileira e conhecido por seu engajamento em causas sociais, está à frente de mais uma iniciativa solidária. Em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), o artista cedeu um terreno de 8 mil metros quadrados para a criação de uma horta comunitária que já começa a transformar a realidade local.

A ação tem como objetivo combater a insegurança alimentar, gerar renda e promover a preservação ambiental. Desde o início do projeto, mais de 11 mil mudas de hortaliças — como acelga, abóbora, brócolis, beterraba, rúcula e salsa — já foram plantadas. O espaço também abriga 50 árvores frutíferas, incluindo espécies como acerola, tangerina e manga.

A expectativa é que, em plena produção, a horta gere até 40 toneladas de alimentos por ano. Os produtos cultivados serão destinados a cozinhas solidárias, creches e estudantes atendidos pelo Instituto Zeca Pagodinho (IZP). Parte da colheita será comercializada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Prefeitura de Duque de Caxias, enquanto outra parte será distribuída gratuitamente a famílias previamente cadastradas.

A iniciativa também beneficia diretamente a comunidade local, com a contratação de agricultores para o plantio e a manutenção do espaço. Eles receberão salários e uma parte da produção.

Localizada aos pés da Reserva Biológica do Tinguá, a horta integra o programa Guardiões da Mata, do IZP, que prevê ações de reflorestamento e a criação de um banco de sementes em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Embrapa. O projeto conta ainda com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Benedita da Silva.

Foto: Reprodução/ Instagram

Portal Sintoniza

O mundo da música sintonizado pra você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *